“Não há nada tão estúpido como a inteligência orgulhosa de si mesma.” Mikhail Bakunin
3º Período
Lições 95 e 96
9 de abril de 2015 (quinta-feira)
Sumário: Os processos emocionais e a avaliação da inteligência emocional: teste de autoavaliação de competências emocionais. FTG15 sobre o tema da emoção. Realização de inquérito OTES 2015 do MEC na biblioteca escolar.
Lições 97 e 98
13 de abril de 2015 (segunda-feira)
Sumário: Os processos emocionais. A importância do sorriso na compreensão do comportamento humano. FTG15 sobre o tema da emoção. Realização de inquérito OTES 2015 do MEC na biblioteca escolar para os alunos Diogo, Miguel e Raquel. Observação do filme de Charlie Chaplin, The Kid (1921).
Lições 99 e 100
16 de abril de 2015 (quinta-feira)
Sumário: A linguagem corporal como meio de descodificar as emoções e o discurso verdadeiro e falso. Observação de episódio piloto da série televisiva Lie to Me. O rosto humano como laboratório do psicólogo. Propostas de exploração crítica sobre a importância das micro-expressões para a explicação do comportamento humano.
Lições 101 e 102
20 de abril de 2015 (segunda-feira)
Sumário: A motivação (os processos conativos) e a sua relevância na explicação do comportamento humano. A teoria das necessidades humanas, de Abraham Maslow. FTG 16 sobre este tema.
Lições 103 e 104
23 de abril de 2015 (quinta-feira)
Sumário: As relações precoces mãe/bebé. A importância da vinculação no desenvolvimento do bebé. As capacidades psicológicas do bebé. Observação de documentário A Ciência dos Bebés, da NG. FTG 17 sobre este tema.
Lições 105 e 106
27 de abril de 2015 (segunda-feira)
Sumário: As relações precoces mãe/bebé. Conclusão da FTG 17 sobre este tema. Avaliação de trabalhos e portefólios dos alunos.
Lições 107 e 108
30 de abril de 2015 (quinta-feira)
Sumário: Eu nos contextos – o modelo ecológico de desenvolvimento (Urie Bronfenbrenner). O papel dos contextos no desenvolvimento dos indivíduos. FTG 18 sobre esta temática.
Lições 109 e 110
4 de maio de 2015 (segunda-feira)
Sumário: Eu nos contextos – o modelo ecológico de desenvolvimento (Urie Bronfenbrenner). O papel dos contextos no desenvolvimento dos indivíduos. Conclusão da FTG 18 sobre esta temática. Revisões: observação do filme CUBO (1997) – guião de questões para a interpretação do filme.
Lições 111 e 112
7 de maio de 2015 (quinta-feira)
Sumário: Revisões de alguns tópicos da matéria: observação do filme CUBO 2 (Hipercubo, 2002): guião de questões para a interpretação do filme.
Lições 113 e 114
11 de maio de 2015 (segunda-feira)
Sumário: Sessão de divulgação da oferta formativa do Instituto Piaget de Faro (auditório) para alunos interessados em candidatar-se ao ensino superior.
Lições 115 e 116
14 de maio de 2015 (quinta-feira)
Sumário: Observação do filme Cubo Zero. Realização de questões de revisão a partir de guião de questões.
Lições 117 e 118
18 de maio de 2015 (segunda-feira)
Sumário: Avaliação de trabalhos dos alunos e de portefólios individuais de aprendizagem. Revisão das reflexões pessoais sobre o tema da linguagem corporal e emoções: produção de relatórios descritivos individuais.